REVIEW | ABRAHAM LINCOLN - CAÇADOR DE VAMPIROS

Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros foi baseado no livro de mesmo nome de Seth Grahame-Smith (Orgulho e Preconceito e Zumbis), que roteirizou o filme sob a direção de Timur Bekmambetov (O Procurado) e a produção de Tim Burtom (Sombras da Noite e Alice no País das Maravilhas). Mesmo não tendo grande repercussão por parte da mídia especializada o longa-metragem que faz um paralelo entre a vida política e a de caçador de criaturas noturnas do 16º presidente dos EUA é um bom filme de vampiro.

A VINGANÇA SEMPRE É UM BOM MOTIVO

Abraham Lincoln é famoso por ter vencido a Guerra Civil contra os estados escravocratas do Sul e conseguido manter a união entre os estados da América. Aqui, Lincoln tem sua história contada desde ainda criança quando perdeu sua mãe que teve a morte induzia por Jack Barts (Marton Csokas), o primeiro vampiro com que o pequeno Lincoln tem contato.

Na adolescência, Abraham (Benjamin Walker) também perde pai. Agora livre da promessa de não vingar a morte da mãe, o rapaz ingenuamente vai atrás de Barts e num duelo frustrado é salvo por Henry Sturges (Dominic Cooper), que logo passa a ser seu mentor. Em sua primeira metade o filme, basicamente, se concentra na juventude de Lincoln, indo de seu treinamento à caça aos vampiros, todos indicados por Sturges.

DE DIA PRESIDENTE, DE NOITE CAÇADOR

Quando não está caçando, Lincoln estuda direito e trabalha em um pequeno comercio na cidade de Springfield onde conhece seu interesse romântico que mais adiante se torna sua esposa, Mary Todd Lincoln (Mary Elizabeth Winstead). Meio a conturbada ascensão política, defendendo o direito de liberdade de todos os homens e a caça aos vampiros, a trama cresce e revela as motivações de cada personagem que sustenta o filme com certa segurança.

Anthony Mackie interpreta Will Johnson, o melhor amigo do futuro presidente. Mackie é um excelente ator, mas mesmo com toda a relevância de seu personagem dentro da trama o ator segue apagado, o que é uma pena, pois mesmo que o filme de Bekmambetov não exija grandes atuações é constante a sensação de desperdício por parte do elenco.

Lincoln, agora presidente e barbudo, lidera a União na guerra contra fazendeiros e senhoris de escravos sulistas sancionados pelo vilão vampiresco do filme, Adam (Rufus Sewell), que vê nos EUA a oportunidade de erguer um país em honra a sua espécie, que veio da Europa em busca do “sonho americano”.

ESTETICAMENTE COMPETENTE

O filme usa de efeitos especiais muito bem construídos e abusa da famigerada câmera lenta para tirar o fôlego do espectador nas cenas de ação. A paleta de cores usada nos filtros ao longo da película é diversificada e ressaltada pelo leve efeito esfumaçado dependendo do que a situação pede.


Apesar de seu começo arrastado o filme cresce e envolve, usa os principais personagens de forma coesa mesmo não aproveitando seu potencial. Contudo, Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros é um longa tecnicamente bem resolvido, com cenas de luta e de ação criativas e muito bem coreografas – vale destacar o duelo entre Lincoln e Barts num estouro de cavalos.

CONSIDERAÇÕES

Em suma, o filme do 16º presidente dos EUA que nas horas vagas caça criaturas das travas é um ótimo entretenimento e reforça, mesmo que magicamente, o mito de Abraham Lincoln que aqui faz as firulas mais improváveis para “salvar o dia” usando apenas um machado com o fio da lamina banhado em prata.

AVALIAÇÃO: Bom

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Abraham Lincoln - Vampire Hunte
GÊNERO: Ação, Terror, Fantasia
ORIGEM: EUA
ANO: 2012
DIREÇÃO: Timur Bekmambetov
ROTEIRO: Seth Grahame-Smith
ELENCO PRINCIPAL: Benjamin Walker, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Mary Elizabeth Winstead, Rufus Sewell, Marton Csokas, Jimmi Simpson

Confira o trailer de Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros:



Por Jeferson dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário


Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...